Carregando...

Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Notícias

5 dicas para saber se sua empresa realmente precisa de crédito

Antes de pegar o dinheiro emprestado, é importante analisar se o capital é realmente necessário

Buscar ou precisar de crédito costuma ser um assunto delicado para os empreendedores. A primeira pergunta que o dono de um pequeno negócio precisa ter em mente é se realmente é necessário procurar novos recursos para o empreendimento, pois o crédito viabiliza oportunidades, mas não as cria.

Segundo o analista de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae, Alexandre Guerra, é necessário refletir sobre dois pontos importantes: “é bom quando conseguimos obtê-lo, mas o ideal é não precisar dele”.

O especialista ressalta que o plano de negócios é fundamental e deve ser respaldado por oportunidades mercadológicas. “Financiamento é igual remédio, se não for bem dimensionado pode matar ou não funcionar.

Ele deve ser utilizado exatamente para aquilo que foi previsto”, complementa. O Sebrae reuniu cinco dicas para ajudar os empreendedores a refletir em relação ao crédito, confira abaixo. Não perca também as sugestões sobre este e outros temas relacionados ao empreendedorismo no canal do Sebrae no YouTube.

1. Cuide primeiro do planejamento
A construção de um bom plano de negócios é fundamental para ajudar o empreendedor a avaliar sobre o momento correto para buscar o crédito e quais as modalidades mais adequadas ao perfil do negócio.

Também é importante certificar-se de todos os pré-requisitos necessários como: garantias, contrapartidas, cadastros, documentos, fichas cadastrais, documentações específicas entre outros.

2. Saiba antever as dificuldades
Fique atento, pois alguns cenários podem dificultar o acesso ao crédito, como a situação legal, contábil e cadastral da empresa; falta ou desatualização do orçamento relacionado aos investimentos; parcela de recursos próprios insuficiente ou inexistente; garantias insatisfatórias; falta de documentação legal e conflito de informações na elaboração do plano de negócios.

3. Busque outras opções, como o capital empreendedor
Capital empreendedor ou capital de investimento é uma alternativa utilizada para apoiar negócios por meio da compra de participação no capital de uma empresa, geralmente minoritária.

O Sebrae conta com algumas iniciativas que ajudam a preparar os donos de pequenos negócios inovadores para o processo de negociação com investidores por meio de workshops e mentorias que os habilitarão a entender a lógica e os processos do mercado de investimentos de risco.

4. ESC
A Empresa Simples de Crédito também funciona como uma alternativa de crédito para os pequenos negócios. A ESC realiza operações de empréstimos, financiamentos e desconto de títulos de crédito, exclusivamente para Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, utilizando-se exclusivamente de capital próprio.

É uma das poucas formas de empresa que concede crédito e que não necessita da autorização do Banco Central para funcionar, o que a torna o processo mais simples e menos burocrático.

5. Cinco perguntas que o dono do pequeno negócio precisa responder antes de buscar o crédito
Para que preciso do empréstimo?
Quanto preciso de empréstimo?
Como irei pagar o empréstimo?
Quando precisarei do empréstimo?