Carregando...

Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Notícias

5 passos para se tornar um líder melhor

Assim como qualquer habilidade, a capacidade de liderança pode e deve ser aperfeiçoada

Sabemos que ter (ou ser) um chefe com atitudes tóxicas não faz bem nenhum a um negócio. Há, ainda, diferenças importantes entre chefiar e liderar uma empresa. Mas, afinal, como é possível aperfeiçoar o papel de líder?

De pesquisas a bons exemplos, cinco passos reunidos pela Entrepreneur podem ajudar nessa tarefa.

1. Dê os devidos créditos
Em um estudo da empresa americana de tecnologia BambooHR, mais de mil funcionários foram questionados sobre comportamentos que consideravam ruins entre os chefes. Cada um deles foi medido em uma escala de "totalmente aceitável" a "totalmente inaceitável".

Para 57% dos funcionários, o fato de um chefe levar o crédito no lugar de outra pessoa é inaceitável. Já 44% disseram que um mau chefe seria a principal razão para que eles deixassem um emprego.

2. Seja um mentor e ajude as pessoas a crescer
Um dos motivos para que os chefes levem créditos indevidamentes está justamente em uma mentalidade autocentrada. Em alguns casos, a liderança também é vista como uma mera forma de ter prestígio e um salário mais alto.

Estimular os empregados e reconhecer suas ações, porém, pode fazer toda a diferença. Outro estudo, conduzido com 200 mil pessoas, mostrou que 79% dos funcionários já desistiram de um emprego por falta de valorização. O cenário poderia ser revertido com uma postura mais próxima e mentora.

3. Inove
Uma das características que separa fundadores bilionários dos demais é a capacidade de ousar — figuras como Steve Jobs, Jack Ma e Bill Gates estão aí para mostrar isso. Um estudo do Harvard Business Review com 33 grandes líderes também mostrou que eles têm outros traços em comum. Ter foco no consumidor, criar um clima de confiança e inspirar os demais por meio de ações são alguns deles.

4. Esteja atento ao mundo digital
A liderança digital está se tornando cada vez mais relevante. Segundo um estudo da DDI, empresas que têm líderes mais capacitados digitalmente se saem 50% melhor financeiramente do que as demais. Mais do que habilidades técnicas, o sucesso também depende de atitudes.

5. Aprenda com quem você admira
É comum ver a capacidade de liderança como uma "benção" que algumas pessoas recebem e outras não. A premissa não só não é verdadeira como tira o foco de onde ele deveria estar. A liderança, assim como qualquer habilidade, pode ser desenvolvida e aperfeiçoada. Uma das formas de fazer isso pode ser justamente observar e aprender com bons exemplos.