Carregando...

Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Notícias

5 passos para se tornar um gerente

Um bom gerente gera respeito e conquista a confiança do funcionário

Muitas pessoas chegam a um ponto da carreira em que querem crescer e ter um salário melhor. Seu próximo passo pode ser a função de gerente

  • mercado de trabalho já não pode ser reduzido à capacidade dos homens ou das mulheres, mas a pessoas dispostas a trabalhar e levar adiante um projeto.
  • O ideal empresarial da maioria dos profissionais é chegar ao topo e dirigir uma companhia ou seu próprio negócio.
  • Para ser gerente é preciso estar preparado, mas também disposto a ser receptivo para entender como funcionam e se complementam as novas tendências.

Se você está numa fase da carreira em que está buscando mais responsabilidade, projeção profissional e até um salário mais alto, está na hora de se tornar um gerente ou chefe de área. Você será responsável por coordenar o trabalho das pessoas que trabalham diretamente com você e os projetos que dizem respeito à sua divisão da empresa. Entretanto, não é fácil ser gestor. Você se encontrará competindo contra outros candidatos qualificados e funcionários para conseguir esta posição.

1. Comunique suas ambições

Se você tem intenção de ser o próximo gerente, não se mantenha quieto em relação a isso! É importante comunicar às pessoas certas sobre a sua ambição, para que elas lhe ajudam a chegar onde você quer. Trabalhe com seu chefe ou gestor atual para que você possa desenvolver as habilidades necessárias que você precisa para fazer esta transição.

2. Mentor

Peça a oportunidade para seu chefe de ser mentor de alguém. Desta maneira, você poderá mostrar suas habilidades e conhecimento sobre a empresa e sobre o que você realiza. Ou então, considere você ter um mentor, de preferência um gestor. Assim, você pode aprender com ele o que precisa para alcançar a posição a que você almeja.

3. Fortaleça suas habilidades

Como um gerente, você terá menos tempo livre, mais autoridade, mais liderança e uma série de outras exigências. Por isso, é importante fortalecer suas habilidadespara assegurar que você está preparado para o que vai assumir. Converse com pessoas acima do seu posto, faça pesquisas, leia artigos interessantes, aumente seu conhecimento sobre sua área e fique ligado nas tendências da sua profissão.

4. Mostre seu valor

É importante transformar a sua ambição em ação direta. Se você sente que precisa ainda mostrar seu valor e o quão importante você é e foi para e empresa, convoque uma reunião. Faça uma apresentação com as suas contribuições para seu superior e quem mais puder estar presente no encontro.

5. Peça feedback

Peça opiniões não só dos seus superiores, mas também dos seus iguais, e por que não dos que estão numa posição de menos liderança do que você? Todos podem ajudar com feedback. Não precisa necessariamente pedir conselhos para ser um gerente, mas peça para comentar sua performance em geral na empresa e saiba o que deve continuar igual e o que deve mudar.

Existem pessoas que são líderes naturais, que não precisam impor medo para guiar um grupo. Por sua vez, um bom gerente deve manter uma ética no trabalho inamovível, o que vai gerar respeito e confiança da parte do funcionário. O bom gerente tem a vocação de ajudar aos demais e buscar soluções para todos os problemas que possam surgir.

Quem maneja equipes de trabalho deve ter a capacidade de orientá-los, para conseguir um trabalho eficaz diante dos clientes, sócios e, inclusive da concorrência.