Carregando...

Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Notícias

Parcerias: terceiro setor sobrevive graças aos parceiros

Parcerias têm sido fundamentais para a continuidade dos trabalhos das organizações do Terceiro Setor

Autor: Renata RosaFonte: A Autora

Divulgado no ano passado, o estudo Impacto da Covid-19 nas OSCs Brasileiras: da Resposta Imediata à Resiliência mostrou em seu relatório final que 46% afirmaram que ainda tinham caixa para operar por no máximo mais três meses e 69% afirmam que precisariam de recursos para manter os custos operacionais. Realizado por Mobiliza e ReosPartners, 1.760 organizações participaram da pesquisa.

Preocupados com a instabilidade causada pela pandemia, acarretando na queda de doações e de investimentos para a continuidade de seus projetos, os gestores e responsáveis pela administração das instituições do terceiro setor precisaram elaborar novas alternativas e estratégias de reação à frágil situação. Foi aí que novas e inéditas parcerias surgiram.

“Diante do grave contexto, a demanda dessas entidades aumentou demasiadamente. Muitas famílias que ainda não eram assistidas viram nas entidades de assistência social a única alternativa para minimizar os impactos da crise. Com esse aumento na lista de assistidos, novos desafios surgiram para essas instituições e as parcerias com outras organizações e empresas foram essenciais para prestar novos atendimentos e dar continuidade ao trabalho que já era realizado anteriormente”, afirmou o CEO do Instituto LIVRES, Clever Murilo Pires.

Exemplo dessas parcerias na pandemia, o Livres recebeu um recurso da Bolsa de Valores B3, resultado na implementação de um novo sistema dessalinizador para tratamento e acesso à água potável na Comunidade Barro Vermelho, no sudeste do sertão do Piauí, beneficiando 2 mil pessoas.

Além do envio desse recurso, a B3 disponibilizou 11 carretas de água potável para abastecer as cisternas de 10 famílias, além de doar 2 mil cestas básicas que beneficiaram diretamente oito comunidades e 10 mil pessoas no sertão piauiense.

“No sertão brasileiro, o segundo semestre é marcado por períodos de forte seca e estiagem que agravam o quadro de extrema pobreza e alta vulnerabilidade. Com essa importante iniciativa social da B3, conseguimos socorrer centenas de famílias no período, não só da pandemia, mas de forte seca”, completou o CEO.

No ano passado, o grupo Heineken Schin doou quase meio milhão de litros de água potável que seriam usados em suas indústrias. A empresa organizou as carretas e as enviou carregadas com uma das melhores águas em nível de qualidade no Brasil. “Com esse gesto do grupo, conseguimos fortalecer a nossa missão em cinco comunidades, beneficiando famílias gravemente afetadas pelos extensos períodos de estiagem”, disse Clever.

A seguir, conheça algumas parcerias fundamentais realizadas durante a pandemia por empresas amigas e parceiras do Instituto LIVRES.

FORTLEV
Líder nacional em soluções para armazenamento de água, a empresa Fortlev doou 15 novas caixas de água para substituição das que estavam desgastadas nos sistemas de tratamento de água do projeto Mais Água, do LIVRES no sertão. As caixas estão sendo alocadas nos sistemas de Serra Vermelha, Itaizinho, Fazendo Nova, San Martin, Chapada e substituir uma que está no povoado de Cacimba de Areia.

VOAA
A plataforma de doação e vaquinhas online da página Razões para Acreditar está organizando uma campanha para angariar recursos para a implantação de três novos sistemas dessalinizadores em povoados do sertão.

CORRER COM PROPÓSITO
A empresa elegeu o instituto Livres para ser o anfitrião das Corridas Virtuais: Juntos pelo Sertão e Homenagem ao dia do Piauí, onde milhares de pessoas podem cuidar da sua saúde fazendo o bem. Parte dos recursos foram destinados para os projetos do LIVRES no sertão.

Sem linhas de largada ou de chegada, para participar dessa corrida, basta estar com o celular ou relógio GPS para aferir o tempo e distância. Ao completar a distância, o participante validará o tempo entrando no link indicado na confirmação da inscrição, seguindo as orientações estabelecidas para inserir a aferição obtida. Por fim, o participante receberá o Kit Corrida em casa.

“Para nós, além do quesito solidariedade, essa parceria foi uma ótima forma de mobilizar pessoas para a causa do bem-estar e cuidados com a saúde, principalmente por conta das comorbidades associadas ao sedentarismo e sobrepeso que geram graves danos e consequências aos contaminados pelo novo coronavírus”, ressaltou o gestor do Instituto LIVRES.

RETORNAR
Sabendo que o LIVRES necessitava de um novo veículo para atender as demandas de assistência no sertão, a Retornar, responsável por realizar sorteio de prêmios, fez uma campanha interna e, utilizando a generosidade como principal pilar de sua missão, na ocasião, a empresa contemplou o instituto com um Pajero TR4 que está proporcionando mobilidade à equipe do Livres no sertão.

CIRANDA DO SABER
A Ciranda do Saber é uma empresa social que aceita doações de livros e os gerencia para diversos projetos de fomentação à leitura. Para o Instituto LIVRES, a parceria resultou na doação de 2.100 mil unidades de livros que serão utilizados nas atividades de desenvolvimento e formação cognitiva de crianças e adolescentes, fundamental para promoção da leitura, alfabetização e aprendizado.

“Com essa parceria foi possível ampliar os atendimentos e trabalhos de desenvolvimento aos nossos assistidos. Com mais recursos, cada vez mais conseguiremos promover as aptidões sociais e desenvolver as habilidades cognitivas dos atendidos pelo projeto Livre Ser, principalmente quando o assunto for a formação dos jovens e crianças”, finalizou Clever Murilo Pires.

Sobre o Instituto LIVRES

O Instituto LIVRES é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que atua desde 2006 de forma efetiva para a transformação da vida de pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade e alto risco. Em 2005, sensibilizado com a realidade do tráfico e exploração infantil, Juliano Son gravou um CD com o propósito de promover e apoiar financeiramente projetos e ações que resgatam crianças desse sistema de violência e injustiça. Desde então, tem anunciado as injustiças e mazelas da nossa sociedade, bem como as oportunidades para que essa realidade seja transformada, inspirando e mobilizando pessoas para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.