Carregando...

Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Notícias

Contabilidade e análise de custos, uma visão estratégica.

No mundo globalizado onde a tecnologia da informação evolui exponencialmente com sua inteligência artificial

Autor: Elenito Elias da CostaFonte: O Autor

“A capacidade criativa de analisar os números comparativos da Contabilidade e Controle de Custos, agregados a um Planejamento Estratégico tende a alcançar RESULTADOS POSITIVOS, mesmo associados a uma Inteligência Artificial.” (Elenito Elias da Costa e Levy da Costa Sales).

No mundo globalizado onde a tecnologia da informação evolui exponencialmente com sua inteligência artificial quando comparado com a evolução de uma educação com qualidade na formação do profissional nos deixa o registro que essa inteligência tende a exaurir os profissionais, mas convenhamos, alguns profissionais limitados tende a desaparecer desse mercado, mas aqueles diferenciados hão de se manter com sua valorização.

O homem é o ser supremo e com sua inteligência natural, capacitada e qualificada por uma educação de qualidade criou sistemas, ferramentas e programas que originou a inteligência artificial e a quântica, onde a criatura foi criada pelo criador, de Eva a Sofia mesmo com sua evolução sempre haverá limitações, assim como DEUS é onipresente, onisciente e onipotente muito superior ao homem.

A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE e o tempo representam os fatores limitadores que devem afetar esse processo evolutivo, pois todo o sistema que se modifica ou se altera sempre deixa dejetos que podem ameaçar o equilíbrio do sistema daí a necessidade de reciclar o lixo para buscar transformar em recurso econômico, considerando ainda seu descarte natural para enriquecer as propriedades do solo.

No sistema capitalista voraz o capital investido sempre busca os resultados positivos, pois somente assim o sistema mantém sua sustentabilidade e sua continuidade mesmo que sequelas tenham registro, assim como todo medicamento tem suas contra indicações e efeitos colaterais.

O gestor e o profissional que o assessora deve ter em mente que o DESAFIO é uma variável onde o RISCO deve ser obrigatoriamente estudado onde os RESULTADOS são esperados e dependem de diversas variáveis que às vezes foge ao seu controle, daí precisar de maior capacitação e qualificação.

Com a crise econômica em evidência, o sistema tenta se adequar e aqueles que dele depende pagará um elevado preço por sua sobrevivência, pois no capitalismo não tem almoço gratuito, tudo na vida tem seu preço, sua vida, seu espaço, seu ar, sua morte.

Atrevemos-nos a refletir que toda moléstia assim como todo conflito armado, tem estratégia previamente planejada, assim como a educação e saúde sem qualidade inibem o reconhecimento dos agravos sociais, fazendo com que os limitados se tornem mais elevados que o tecnicamente evoluído daí pode entender que o homem é um produto do meio, com raríssimas exceções.

CONTABILIDADE

Acreditamos que a origem da CONTABILIDADE denota desde o momento que Deus, assim se expressou “beberás e comerás com o suor do teu rosto” possibilitando anos depois ao frei, matemático e filósofo, Luca Pacioli a idealizar o princípio das partidas dobradas, onde cita que: “a cada débito corresponde a um crédito de igual valor e ao mesmo tempo”, contribuindo consideravelmente para que o SISTEMA BINÁRIO, BITS (0 1) da inteligência artificial se transforme em (1,0) do QUBITS da inteligência artificial quântica.

A CONTABILIDADE é uma ciência que mensura e registra os fatos e atos administrativos de um determinado patrimônio vinculado a uma entidade, e que através de seus princípios e legislação exibem as demonstrações contábeis e financeiras com documentação proba, licita, e transparente possibilitando ao investidor proceder a ás análises qualitativas que resultem em melhorias do seu patrimônio e do seu controle interno.

As atividades laborais de atendimento as obrigações tributárias, trabalhistas, previdenciárias e ainda as atividades sistemáticas e mecânicas de lançamentos contábeis, levantamento de conciliações e demonstrativos contábeis e financeiros, conforme princípios, valores, transparentes e com controle interno devem ser substituídas pela inteligência artificial deixando as análises e interpretações dos relatórios e consequente melhorias com os profissionais qualificados, eis a grande diferença.

O uso da sincronia racional das informações devem sempre ser respaldado pela Contabilidade, ou seja, o Setor Fiscal, Pessoal, Financeiro, Compras, Vendas, Estoques, Cobrança, Controle de Patrimônio e demais ratificaram essa sincronia evitando RISCO indesejável.

Algumas práticas denominadas de erro, dolo, inconsistência contábil, gestão fraudulenta, transações sem documentação licita e proba, comprar e vendas sem documentação fiscal ou inverídica, enriquecimento ilícito, ausência de registro contábil de qualquer rubrica, e demais devem ser evitados, pois o sistema tributário tem a capacidade através da auditoria virtual detectar qualquer indébito fiscal passível de sanções.

ANÁLISE DE CUSTOS E DESPESAS

A inexistência de um Planejamento Estratégico associado à ausência de controle de custos e despesas pode levar qualquer empreendimento de qualquer forma ou tamanho de qualquer entidade a um RISCO indesejável, pois todos os desembolsos precisam ser aferidos e analisados em toda sua plenitude.

Toda customização de qualquer sistema produtivo deve ser mensurado aferido e analisado e comparados com o previsto, somente assim poderemos entender o significado da palavra controle.

Acreditamos que a falta da análise de custos e despesas pode ser a causa de mortandade de grande número de empresas que vivem em mercados cuja economia está em crise existencial de difícil recuperação.

Devemos entender que a PRECIFICAÇÃO tem a CUSTOMIZAÇÃO como fator preponderante em qualquer atividade econômica de qualquer empreendimento de qualquer porte ou tamanho.

Lembramos ainda que todo e qualquer custo e/ou despesa deve sempre ser identificável com valor percentual sobre o Lucro Liquido dos empreendimentos, pois é ele o resultado da ópera.

Ressalvamos que toda a análise de custos e despesas deve considerar o tempo e os juros de mercado para sua atualização majorando seus preços onde somente assim poderemos proceder a uma análise substancial que resulte em entendimento e futuras melhorias.

No mundo globalizado onde a inteligência artificial se faz presente com a adversidade da obtenção de recursos e do tempo, só os profissionais preparados podem conceder a resposta que o gestor necessita para alicerçar suas estratégias através de sua ação e atitude reparadora, sob pena de elevar o RISCO do empreendimento.

GESTORES E PROFISSIONAIS

Aos gestores e profissionais não resta alternativa a não ser a de buscar maior e melhor capacitação e qualificação para que possam compreender o mercado globalizado e novas estratégias de negócios motivadas pela tecnologia da informação e a inteligência artificial, buscando maximizar os resultados positivos e minimizar os custos e despesas para alavancar o faturamento com lucros que possam remunerar o capital investido.

O mercado está muito mais seletivo e exigente e as oportunidades ficam raras onde somente aqueles que se preparam serão os acolhidos, muitos ficaram de fora e devem procurar alternativas, pois o limite se aproxima de modalidade adversa do tempo da inteligência artificial, é realmente lamentável.

Mas advertimos que esse axioma não é tão fácil de executa-lo haja vista as diversas variáveis que o circundam e principalmente as que o afetam sem a sua ingerência.

No sistema capitalista com a voracidade que estamos vivenciando, não há almoço grátis, e qualquer tentativa de mau entendimento e compreensão o ônus se torna insuportável, pois até mesmo a gentileza deve ser calculada.

Vivemos numa sociedade em que tudo tem seu preço, e aquele que inobservar esse paradigma poderá pagar um preço de valor indesejável, mas exequível.

A busca de mercados alternativos e segregados por níveis especiais devem ser conquistados a qualquer custo, pois assim como o produto ofertado deve fazer a diferença o cliente prioriza a sua identidade, ou seja, empresa, produto, clientela, preço, condições, praça, promoções devem ser uma sincronia de ações e atitudes que traduzam a satisfação de todos.

CONCLUSÃO

“No tempo e local de gula financeira na busca de resultados positivos da remuneração do capital investido, a vida, conflitos armados e religião são somente efeitos colaterais justificáveis, eis a insensatez humana.” (Elenito Elias da Costa e Levy da Costa Sales).

Estamos cientes que nossas pesquisas e estudos são embrionários e afetam muitos profissionais que podem agregar valor ao presente artigo, mas estamos cientes que muitos profissionais que por qualquer motivo não se capacitou nem se qualificou pagará um elevado preço.

Sabemos ainda que as consequências sociais desse fato poderão inviabilizar sociedades e governos na busca de conter os agravos sociais, pois o número de profissionais que correm o risco de ficar fora do mercado é verdadeiramente muito elevado.

Lembramos que o sistema capitalista associado ao avanço tecnológico da inteligência artificial não tem nenhum sentimento, pois robô não tem essa deficiência, pois inibe seus objetivos.

Observamos ao longo de nossa pesquisa que o sistema capitalista agregado aos fatores que massificam seus resultados positivos considera efeitos colaterais até meso vidas dos semelhantes, eis a prova da voracidade do capital especulativo.

“Quão mais objetivos determinados na busca do ágio, essa imprudência poderá nos levar a uma Fênix indesejável, mas verossímil.” (Elenito Elias da Costa e Levy da Costa Sales).

AUTORES: Elenito Elias da Costa, contador, auditor, analista, consultor, professor universitário, pesquisador, escritor, palestrante, ser humano.

Levy da Costa Sales, meu neto, bebe inteligente, ser humano.