Carregando...

Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Notícias

EDUCAÇÃO investimento inevitável para o progresso

O investimento em EDUCAÇÃO é verdadeiramente MENOR que qualquer outro

Autor: Elenito Elias da Costa e Levy da Costa SalesFonte: O Autor

“O investimento em EDUCAÇÃO é verdadeiramente MENOR que qualquer outro, por MAIOR que o seja, pois sua OMISSÃO é fatal para a geração futura.” (Elenito Elias da Costa e Levy da Costa Sales).

O mundo globalizado gira muito rápido e a tecnologia da informação nos fazem crer em sua maior velocidade, quando comparada diante da capacitação e qualificação necessárias para o entendimento desses avanços e fatores consequentes.

Sabemos que a população cresce em detrimento a aplicação dos recursos investidos, e isso gera um fosso que segrega Nações, e quando esse pensamento agrega o RETORNO DO CAPITAL, essa equação se torna mais nítida.

A CONTABILIDADE que é uma ciência que estuda o PATRIMÔNIO, tem nos informado que os ATIVOS existentes estão reduzidos e quando passamos a analisar conjuntamente com o PASSIVO encontramos um buraco negro sem fundo, pois o endividamento motivado por crises econômicas e demais variáveis mostra o grande axioma que envolve sociedade e governos, gerando diferenças quantitativas no PATRIMÔNIO LÍQUIDO.

É fato que inexistem soluções a curto e médio prazo, daí a grande preocupação dos envolvidos na busca dessa solução, mesmo porque os recursos econômicos estão se esgotando paulatinamente e os agravos sociais crescem exponencialmente, quando comparado com a necessidade, e isso é um sistema limitado e catastrófico, caso não possamos encontrar uma solução plausível e rápida.

Nesse contexto é fundamental que possamos encontrar SERES HUMANOS com capacidade para fazer uma analogia desses fatores e tenha a sapiência de entender e em seguida encontrar uma SOLUÇÃO que possibilite um planejamento e sua respectiva implantação.

Tecnicamente, podemos entender que a INTELIGÊNCIA do SER HUMANO, precisa elaborar um P D C A, uma análise S W O T e respectivas melhorias necessárias para reduzir os pontos negativos e elevar os pontos positivos, mas depende do nível de EDUCAÇÃO e CULTURA que o envolve.

Após uma analogia e estudos prolixos que demandou dias de pesquisas e análises profundas, Eu e eu meu NETO, que escrevemos este ensaio de artigo, nos induziu a um viés de estudo sobre os sintomas que afetam e influenciam uma solução salutar para esse problema.

INDEPENDENTE de qualquer Pessoa Física ou Jurídica, Governante ou não, líder ou não, empresário ou não, banqueiro ou não, profissional ou não, ser humano ou não, de qualquer Nação, entendemos que:

DESEQUILÍBRIO EMOCIONAL é caracterizado pelas alterações de humor e facilidade em sai do eixo diante de acontecimentos negativos e imprevistos”.

“Sintomas de desequilíbrio emocional:

  1. Problemas para se concentrar;
  2. Irritabilidade;
  3. Descontrole;
  4. Insônia;
  5. Dores.

Algumas propriedades da consequência do desequilíbrio emocional:

  1. Não se comunicar eficientemente;
  2. Ser desmotivado para qualquer projeto;
  3. Estar sempre estressado;
  4. Falar muito e ouvir pouco;
  5. Ser acomodado;
  6. Ser manipulador;
  7. Ser mandão;
  8. Esquecer a existência dos outros;
  9. Ser arrogante;
  10. Desequilibrado social.

IDIOTA, adjetivo e substantivo de dois gêneros, diz-se de ou pessoa que carece de inteligência, de discernimento, tolo, ignorante, estúpido. “Diz-se de ou pessoa pretensiosa, vaidosa, tola.”

“Existe duas maneiras de ser feliz, nesta vida, uma é fazer-se de idiota, e a outra é sê-lo.”(Sigmund Freud)

Obs:Qualquer semelhança com qualquer SER, é mera interpretação pessoal e individual, não nos responsabilizamos pela mesma e nem de longe é nossa intenção.

Daí, podemos entender a real importância da EDUCAÇÃO para capacitar e qualificar o SER humano, fazendo com que ele seja instruído profissionalmente e se posicionar socialmente na busca de manter sua sustentabilidade e continuidade, eis a razão de sólidos investimentos na EDUCAÇÃO, e aquele que não observar essas variáveis pagará um elevado preço por sua inobservância.

“O homem não é nada além daquilo que a EDUCAÇÃO faz dele” (Immanuel Kant)

“A EDUCAÇÃO tem raízes amargas, mas os frutos são doces.( Aristóteles).

Acreditamos que o HOMEM/MULHER só movimentará o mundo se tiver as condições educacionais e culturais que assim possa proceder, qualquer outra solução é mero devaneio e falácia lúdicos.

“Não é a consciência do homem que lhe determina o SER, mas, ao contrário, o seu SER social que lhe determina a sua consciência.” (Karl Marx).

“É nossa apatia russa, não sentir as responsabilidades a nós impostas por nossos direitos e obrigações e consequentemente NEGAR essas responsabilidades. “(Lev Tolstoi)

Pedimos desculpas aqueles que se sintam tocados pelo referido, mas diante dos fatos e dos acontecimentos que circundam a nossa vida, jamais poderíamos nos furtar a sua escrita, pois a OMISSÃO não é uma qualidade nossa.

AUTORES: Elenito Elias da Costa, contador, auditor, analista econômico e financeiro, professor universitário, pesquisador, escritor, palestrante, somente um SER HUMANO.

Levy da Costa Sales, meu neto de dois anos, mas sensível e estudioso dos referidos fatos, e um excelente e inteligente SER HUMANO.