Carregando...

Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Notícias

A solução de qualquer profissão está no profissional

Estamos vivendo em um totalmente globalizado, onde as variáveis intrínsecas e extrínsecas se eclodem

Autor: Elenito Elias da CostaFonte: O Autor

“É verossímil entender que a valorização de qualquer profissional no mercado globalizado, só depende DELE MESMO.” (Elenito Elias da Costa).

INTRODUÇÃO

Estamos vivendo em um totalmente globalizado, onde as variáveis intrínsecas e extrínsecas se eclodem, juntamente com o avanço da tecnologia da informação com sua inteligência artificial, e o mercado se torna altamente seletivo exigindo uma capacitação e qualificação do profissional antenadas com o mesmo.

A sociedade, empresas e investidores, precisam de respostas que possam garantir o retorno positivo de seus investimentos, assim como empresas precisão de profissionais que façam a diferença com redução de custos e despesas, com qualidade e eficiência.

É fato que o sistema brasileiro é uma caixa de surpresa e a desigualdade social é a prova da incongruência do mesmo, e isso tende a continuar por longos anos, mesmo que haja mudança política, mas o sistema continua sempre o mesmo com seus vícios de todas as modalidades.

O PROFISSIONAL que visa se manter e se destacar buscando a sua sustentabilidade e continuidade deve sempre estar atualizado em todas as nuances e que obrigatoriamente induz a busca de capacitação e qualificação profissional.

O BRASIL de hoje está muito mais afetado por sua limitação inclusive de sua sociedade e profissionais, ou seja, de nada adianta ser um país de grandeza continental, ter riquezas naturais e terras férteis se não houver investimento e profissionais para traduzir esses valores em riquezas econômicas.

Somos hoje 208 milhões de habitantes, temos uma grandeza descomunal inclusive superávit primário, mas não passamos de economia primária e extrativista, que vende tudo para os grandes centros desenvolvidos e recebe o bônus desqualificado.

E o mais gritante é que sabemos e percebemos tal fato, mas não conseguimos investir para proceder a essa mudança para alcançar status correspondente ao que almejado e planejamos.

O Mercado Globalizado não é para principiante, e exige de profissionais, e de governos AÇÕES e ATITUDES similares se desejam adentrar e permanecer no mercado, pois acredito que cada um tenha interesse focado em melhorias.

PROFISSIONAL

No mercado globalizado o profissional do primeiro mundo está muito mais qualificado para atendê-lo, e que por isso desponta como o mais indicado quando comparado com os demais profissionais, que não tem ou tiveram a oportunidade de se capacitar e se qualificar para esse momento.

O mais intrigante é que ainda há países que não entendem essa diferença apesar de suas riquezas naturais, ou seja, de nada adiante riquezas naturais e terras férteis se não houver investimentos sólidos numa EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.

Diante da necessidade de uma Capacitação e Qualificação profissional mais focado no mercado temos diversos fragrantes de que esse mercado é sensível áquele profissional que não perdeu tempo.

Acreditamos que hoje os principais fatores que devem seguir as entidades educadoras devem ser:

  1. Ensinar habilidades;
  2. Ensinar competências;
  3. Trabalhar a importância do Eixo Prático;
  4. Trabalhar a Criatividade;
  5. Ensinar outros Idiomas;
  6. Trabalhar com a Tecnologia da Informação;
  7. Entender a Inteligência Artificial, inclusive a Quântica;
  8. Entender ações humanísticas;
  9. Ver o Mercado como oportunidade;
  10. Desenvolver o empreendedorismo.
  11. Fazer uma PÓS, Mestrado, Doutorado;
  12. Diferenciar Emprego e Trabalho.

Compreender que o avanço da Tecnologia da Informação com a inteligência artificial é inevitável e compete ao profissional se adequar ao novo momento e buscar condições de sua sustentabilidade e continuidade.

Com o avanço da Inteligência Artificial muitas empresas e profissionais inclusive o próprio mercado deve sentir essa mudança, e procurar se ajustar o mais rápido possível, sem mais delongas, pois se aproxima a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL QUÂNTICA onde a velocidade e a aprendizagem das máquinas quase se assemelham ao homem.

Há no Brasil uma ausência grandiosa de PROFISSIONAIS QUE NÃO ESTÃO PREPARADOS PARA O MOMENTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, e pagarão um preço elevado por essa inobservância.

Algumas profissões hão de desaparecer, outras serão modificadas, e outras novas hão de surgir para atender o mercado globalizado evoluído tecnologicamente.

TEMPO

O grande adversário é o tempo necessário para que esses profissionais fiquem preparados para o mercado globalizado com a tecnologia da informação focada na inteligência artificial, pois sabemos que essas modificações incluem diversas variáveis onde algumas independem do profissional.

Podemos citar como exemplo a busca de uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, onde depende de investimentos sólidos e um Know How de gestores e professores, que hão de formar esses profissionais.

Em caso de determinados países que estão passando por adaptações e crises sociais, políticas econômicas e financeiras, esses fatalmente sentirão o fator negativo desse momento, mesmo que tenha riquezas naturais, terras férteis e similares, mas serão UTILIZADOS pelo Capital.

Diante dessa verdade é previsível entender que as diferenças que possam identificar um país do primeiro, segundo ou terceiro mundo, tendem a se acentuar mais drasticamente, e nesse ínterim o mundo desse mercado poderá acentuar essas diferenças, fazendo com que os profissionais que desejarem se adequar busquem novos mercado existente e determinados países.

Agora podemos entender a migração de profissionais para mercados compatíveis com essa evolução, pois sabem que os que ficaram e não entenderam essa evolução serviu de EXPERIÊNCIAS, inclusive o local geográfico de seu habitat.

Os conflitos sociais, políticos, econômicos, financeiros e demais são derivativos da especulação do CAPITAL que busca de qualquer forma o ÁGIO, DIVIDENDOS, LUCROS e RESULTADOS POSITIVOS, não respeitando e nem se limitando a qualquer obstáculo.

Entendem agora os desastres ambientais, as crises econômicas e demais que ocorre ou está acontecendo em determinado país, e o mais gritante é que essa situação TENDE A SE AGRAVAR, por motivos óbvios da remuneração do CAPITAL.

Lembro que BRASIL e VENEZUELA, tem a maior reserva petrolífera do mundo, e estão na linha do planejamento do CAPITAL, e esses promoters tudo farão para conseguir se apossar dessas riquezas, já que estão localizados em países em desenvolvimento, eis o segredo da palavra CRISE, se tirarmos o S encontramos o retorno do CAPITAL investido.

“OS IDIOTAS sempre pagarão um preço mais elevado por sua existência.”(Elenito Elias da Costa).

MERCADO

Observamos esse mercado globalizado e podemos constatar com clarividências que não há limites para a obtenção do retorno dos investimentos, mesmo que sejam necessários a perca de lágrimas, sangue e vidas, o que nos faz entender que o homem é um ser constante e escravo do CAPITAL.

A sociedade de países em desenvolvimento deve pagar um preço elevado para remunerar o CAPITAL, o que é lamentável, a gula financeira não mede esforços para a obtenção dos resultados.

Os conflitos armados que podem acontecer tem todos eles caráter puramente econômico, daí possamos entender o grande problema em que alguns estão adentrando, sem medir suas consequências.

Chegamos ao momento em que o CAPITAL dita às normas e responde pela VIDA e MORTE de muitos, pois o homem está a cada dia mais sedento de ÁGIO.

Os acontecimentos sobre percas de DIREITOS TRABALHISTAS, PREVIDENCIÁRIOS, SOCIAIS, POLITICOS, servem a um só propósito que é o do CAPITAL.

MERCADO – EMPRESAS

Com a população crescendo, hoje em torno de 7,5 bilhões de habitantes, as necessidades básicas precisam ser atendidas, e isso depende de INVESTIMENTO, que muitos governos e empresas não dispõem no momento, em consequência empresas entra em regime falimentar, o desemprego se eleva, a sociedade sofre e precisam de uma alternativa.

As empresas de qualquer forma e tamanho devem se adequar a esse novo mercado globalizado, onde a Tecnologia da Informação com sua inteligência artificial exige nova postura profissional de novos produtos que se condicionem a necessidade dessa sociedade.

O axioma, Produto, Praça, Preço e Promoção, devem sofrer uma mudança radical, junto ás empresas e a revisão de toda logística no processo de compras, e vendas, inclusive a produção.

CONCLUSÃO

O presente artigo tem objetivo de mostrar ao leitor que todas as profissões devem sofrer alterações diante do avanço tecnológico com a implicação da inteligência artificial, e somente aqueles que se prepararam estarão no topo da pirâmide do mercado laboral.

O tempo, não nos permite reclamar ou lamentar, ele é irreversível quer estejamos preparados ou não, sofreremos as consequências, e somente aqueles que estiverem prontos sofrerão pouco, quando comparado com os demais.

Os países que estão em crise, esses perderão o bonde da história assim como determinados profissionais.

As empresas que não se adequarem hão de pagar um elevado preço por essa inépcia.

O CAPITAL será mais voraz ainda na exigência do seu retorno de investimento e não respeitará nenhum limite, pois o que chamamos de INFERNO, ele chama de LAR.

Peço desculpas por aqueles que se sentiram com o referido, mas como profissional escrevo para sua melhoria.

“O preço que alguns países, empresas e profissionais estão prestes a pagar parecerá muito elevado, mas é fruto da ausência de investimentos sólidos na sua formação educacional e profissional“. (Elenito Elias da Costa)

AUTOR: ELENITO ELIAS DA COSTA, contador, auditor, analista, professor universitário, pesquisador, escritor e Palestrante, só um profissional.