Carregando...

Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Notícias

Saiba como procurar emprego do jeito certo

Existe um mar de novos currículos chegando todos os dias

Autor: Aroldo GlombFonte: KAKOI Comunicação

Existe um mar de novos currículos chegando todos os dias e para poder absorver este gigantesco volume é preciso que os candidatos acompanhem a evolução dos processos seletivos. Se antes a pessoa buscava vagas em jornais, se arrumava para ir no dia seguinte bater perna de porta em porta levando um currículo impresso debaixo dos braços, hoje as coisas evoluíram e o candidato consegue se destacar virtualmente.

O analista de recrutamento e seleção da RH Nossa, Halisson Pereira Fermino, explica que os processos de seleção estão cada vez mais automatizados através de cadastros virtuais e envio de currículos online.

Confira como fazer para aumentar as suas chances de ser chamado para uma entrevista de emprego!

1 - Cadastro e atualização
Muitos currículos, mesmo online, estão desatualizados. Isso significa que um candidato experiente e com o perfil para determinada vaga pode perder a chance simplesmente por não ter o cuidado de verificar se tudo está correto no seu cadastro:

"O recrutador não tem tempo de ficar ligando para todos os currículos que chegam para checar as informações pois há uma demanda muito grande de candidatos. Quando há um currículo atualizado, com todos os contatos, experiências mais recentes, escolaridade, idiomas e novos cursos, o trabalho do recrutador fica muito mais fácil. Imagine o alto volume de pessoas querendo uma mesma vaga? Se o currículo não estiver com tudo certinho, já é descartado logo de início."

Halisson reforça que desta maneira o recrutador consegue filtrar o volume de candidatos e selecionar aqueles que se preocuparam em deixar tudo certinho, incluindo a forma de entrar em contato: "Parece básico, mas a falta de um currículo atualizado é o que mais dificulta um processo seletivo."

2 - Fazer cadastro sim, mas também se candidatar para as vagas
O currículo está atualizado? Maravilha! Agora é hora de fazer ele ser encontrado da maneira correta! A principal dica de Halisson é estar atento monitorando constantemente as vagas divulgadas. Da mesma maneira que se fazia antigamente quando se comprava um jornal de domingo para buscar oportunidades, mas agora esta busca é diária e online:

"É preciso acompanhar a evolução do mercado de trabalho. Recebemos muitas ligações perguntando se tem alguma vaga aberta e se é possível deixar um currículo de papel pessoalmente. Esta não é mais a maneira correta de se buscar trabalho, pois não há tempo de atender a todos. Tem que sim focar nas vagas divulgadas e se candidatar à elas através do seu perfil. Uma coisa é fazer o cadastro, outra é se candidatando naquelas que se encaixam no perfil." orienta o especialista.

3 - Se candidatar apenas nas vagas adequadas ao perfil
Outro ponto que atrapalha este processo de seleção acontece quando a pessoa de candidata à uma vaga que não tem o seu perfil. Halisson lembra que é comum situações em que para uma vaga estratégica de gerência surjam inúmeros perfis de auxiliar de produção - e mesmo assim a pessoa de candidata para ver o que acontece:

"Esta prática atrapalha e atrasa a seleção, pois infla todo o processo e não traz nenhuma oportunidade real para a pessoa que se candidatou. O caminho é olhar todas as vagas que interessam, se o perfil é compatível e então se candidatar! Todos saem ganhando desta maneira" completa Halisson!