Carregando...

Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Notícias

Brasil – Profissional – Inteligência Artificial - Mundo Atual

O mundo globalizado absorve a tecnologia com muita naturalidade e esse fato demonstra uma sintonia salutar

Autor: Elenito Elias da CostaFonte: O Autor

“O Brasil e seus profissionais devem entender que a Inteligência Artificial modifica considerávelmente as RELAÇÕES SOCIAIS, ECONÔMICAS E PROFISSIONAIS e sua inobservância põe em RISCO todas elas .” (Elenito Elias da Costa)

INTRODUÇÃO

O mundo globalizado absorve a tecnologia com muita naturalidade e esse fato demonstra uma sintonia salutar e necessária ao progresso e desenvolvimento da sociedade e da economia, e na velocidade em que isso acontece muitos profissionais alijados por uma Educação desprovida de qualidade tende a sofrer com esse feito.

Sabemos que nessa seara há diversos agentes que tem responsabilidade sobre esse fato, haja vista a ausência de investimentos e também de um planejamento estratégico que satisfaça esse acontecimento.

As fases evolutivas apesar de percebidas registrou uma sincronia racional de AÇÃO e ATITUDE para que pudessem acompanhar essa evolução e nesse ínterim muitas empresas e profissões são alijadas por essa crescente e meteórica evolução.

Sabemos ainda que GOVERNOS e SOCIEDADES devem viver em constante evolução, registrando uma salutar sintonia, mas diante de alguns sistemas houve alguns desencontros, e as estatísticas mostram que ambos devem pagar o preço elevado dessa inobservância.

No caso brasileiro, temos um CUT OFF do sistema, onde a crise econômica afeta gravemente a evolução e o progresso do sistema, exigindo do governo e sociedade sacrifícios que hão de afetar o desenvolvimento desse sistema quando comparado com as demais economias.

PROFISSIONAL

“Perceber, Compreender, Planejar e Agir”

O mundo e o governo estão se mobilizando para gerar recursos para prover seus orçamentos, e em caso particular no Brasil o governo trabalha com foco na busca da estabilidade econômica, mesmo sabendo que muitos inseridos na base da pirâmide pagarão um elevado preço para esse feito.

Sabendo que de nada adianta “tirar leite de pedra” usando um jargão popular e que deve obrigatoriamente utilizar as demais classes para buscar atingir esse equilíbrio.

O sistema não deve excluir nenhuma classe ou categoria para alcançar o planejado, sob risco de gerar um fosso descomunal e insuportável.

A busca de investimentos externos é fundamental, e as parcerias devem acontecer de modalidade eficiente mesmo que tenha de sacrificar determinadas empresas e a empregabilidade.

Em face desse entendimento o PROFISSIONAL deve buscar de todas as formas a sua capacitação, qualificação e sua atualização junto ao mercado globalizado altamente exigente.

O PROFISSIONAL empregável ou que tenha oportunidade precisa de:

  1. Habilidade;
  2. Competência;
  3. Eixo Prático;
  4. Tecnologia da Informação;
  5. Inteligência Artificial;
  6. Idiomas;
  7. Criatividade;
  8. Conhecimentos Quânticos
  9. Generalista

É fato que muitas IES, Centro, Universidade, Faculdade, Instituto, Academias e similares não estão preparados para dar ao educando o que o mercado está buscando, pois se prendem ao fator CUSTO x BENEFÍCIO, ou seja, a EDUCAÇÃO de qualidade depende de INVESTIMENTOS e o mesmo fica a mercê da variável RISCO.

O Gestão que não antever o MERCADO e suas exigências, seu empreendimento ficará sob RISCO, e não acontecerá nada que possa lhe desenvolver, exceto a sua inépcia.

As empresas que permanecem nesse mercado globalizado sabem que a busca para contenção de CUSTOS e DESPESAS, deve ser uma constante, e nesse intervalo temos a presença da Tecnologia da Informação com sua Inteligência Artificial como instrumento de maior resultado positivo e ágio meteórico.

Em face dessa estratégia somente devem ser contratados profissionais que tenham esse perfil com o respectivo conhecimento e que possa conceder o melhor retorno para o Capital investido.

Nesse cenário, muitas profissões, funções, cargos, emprego devem ser afetados radicalmente.

Devemos entender que estamos inseridos num sistema que visa sua sustentabilidade e continuidade, mesmo que a inserção do profissional faça parte ou integre estatísticas negativas, mas é uma questão de sobrevivência.

“No mundo globalizado não tem espaço para despreparados, pois o tempo é irreversível.”

A cada dia ouço a palavra SOBREVIVÊNCIA sendo pronunciada por muitos profissionais, e isso reflete o momento em que estamos passando.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

A vida de qualquer ser humano foi deverasmente afetada pela Tecnologia da Informação, quer seja Governo, Empresa e Profissionais, e essa evolução tenda a acelerar até atingir o seu ápice.

Sabemos que Governo, Empresas e Profissionais estão vivendo com o avanço da Tecnologia da Informação, que já mostrou sua importância em diversas atividades.

Há tempos observamos a existência de trabalhos manuais, maquinizados, sistematizado, e agora com a robotização, nanotecnologia e inteligência artificial e num futuro breve a computação quântica com a internet quântica, serão a cereja do bolo.

Ressalto que o Princípio da Incerteza de Heisenberg, onde diz ser impossível saber a posição exata que um elétron ocupa na eletrósfera de um átomo (Werner Heisenberg, 1927), enunciado na mecânica quântica.

Regra de Hund, ou Pri8ncípio da Máxima Multiplicidade que foi desenvolvida pelo físico alemão, Freiderich Hermam Hund, que diz quando maior o número de elétrons com SPIN paralelos num orbital incompleto, menor será a energia gerada.

Princípio da Dualidade que consiste na capacidade dos entes físicos subatômicos de se comportarem ou terem propriedades.

Números quânticos: Principal (n); secundário ou azimutal (l); magnético (m); SPIN (s), sabendo que num mesmo átomo não existem dois elétrons com nas mesmas propriedades.

Citei esses fatos para observarmos o quanto é importante os estudos que estão sendo desenvolvidos até chegarmos à Computação Quântica e na Internet Quântica.

Ressalta que a Internet Quântica está batendo a nossa porta, e tanto a computação e a internet quântica, mostra que a inteligência da máquina pode capturar a essência de um sistema quântico de forma compacta conforma cita Giuseppe Carleo.

Segundo ele, cita que agora podemos efetivamente ampliar as capacidades das experiências.

O ALPHAGO (Tabuleiro chinês em 2016) foi realmente uma experiência impressionante.

O satélite chinês MICIUS visa estabelecer uma rede de comunicação tecnologia quântica.

Computadores quânticos utilizam os QUBITS (bite quântico), utilizando 1,0 que representa uma combinação desses estados ao mesmo tempo, que com a distribuição de chaves quânticas (QKD) permite que múltiplos cálculos sejam realizados simultaneamente.

A Computação Quântica será a internet super rápida do futuro parcialmente baseada em sinais de luz.

Ressalto que há quatro tipos de computadores quânticos:

  1. Partículas de luz;
  2. Íons presos;
  3. QUBITS supercondutores;
  4. Centro de vacância de nitrogênio, observado em diamantes imperfeitos.

CONCLUSÃO

“Já observou que são os bens IMATERIAIS que lhe dão vida”

A pesquisa realizada por diversos sites demonstra que o TEMPO é irreversível, muitos estão buscando o uso da física quântica para desenvolver uma tecnologia mais rápida e segura.

Nesse cenário, empresas e profissionais devem entender que essa tecnologia brevemente estará no mercado e governo, empresas e profissionais devem se capacitar para esse momento.

O Brasil e sociedade com todos os atropelos existentes deve se plugar com outros países mais desenvolvidos, pois essa tecnologia estará no mercado.

O universo econômico, com seus fatores e atividades, afetados todos os profissionais, extinguindo, modificando e criando novas profissões, o impacto será altamente grave.

Se estamos atônitos com a inteligência artificial imagine com a chegada da tecnologia quântica e suas modernidades inseridas nos aspectos nas relações.

Obstante ao fato sugiro a leitura dos meus artigos e livros publicados, ou se possível seja ouvinte de minhas palestras, para que possa entender evolutiva que nos espera brevemente.

Podemos dizer que só: os valores, princípios, caráter, personalidade, amor e fé é que talvez possa diferenciar o homem da inteligência quântica, daí podemos refletir o quando somos importantes nesse planeta.

AUTOR: ELENITO ELIAS DA COSTA, contador, auditor, analista econômico e financeiro, professor universitário, escritor e palestrante, nada mais que um sobrevivente